A importância do aprendizado de língua estrangeira na primeira infância

Mais que falar um novo idioma, aprender uma ou mais línguas estrangeiras amplia a bagagem cultural e desenvolve habilidades cognitivas e interacionais das crianças   Quando o assunto é aprender uma língua estrangeira, o recomendado é: quanto mais cedo começar a estudar, melhor. Por isso, cada vez mais o ensino de um novo idioma vem sendo oferecido para as crianças desde a primeira infância. Mas quais são as vantagens de começar tão cedo? Quais as particularidades do ensino de língua estrangeira na primeira infância do ponto de vista pedagógico? E o que considerar na hora de escolher o idioma a ser estudado? Continue a leitura e confira a resposta para essas perguntas.  

Por que aprender uma língua estrangeira?

Em um mundo globalizado e cada vez mais conectado, falar uma língua estrangeira vem se tornando fundamental. Seja para conseguir um trabalho, ganhar um salário maior, fazer uma viagem ou mesmo para se desenvolver pessoal e culturalmente. Conhecer outros idiomas é, definitivamente, algo que abre portas. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quando começar esse aprendizado.  

Há uma idade ideal para aprender uma língua estrangeira?

Cada etapa da vida apresenta vantagens e desvantagens no aprendizado de um novo idioma. Sendo assim, não existe uma idade considerada ideal para iniciar o aprendizado de um novo idioma, o que precisa ser considerado são os benefícios e os obstáculos que serão encontrados em cada período para avaliar o que é melhor para cada um. Sabemos, por exemplo, que crianças aprendem mais facilmente e que após os 17 anos essa tarefa fica um pouco mais difícil, então o quanto antes uma criança for estimulada a aprender uma língua estrangeira, mais fácil será para ela assimilar esses conhecimentos.   O coordenador e professor de Língua Inglesa da Casa Fundamental, Diego Custódio, considera uma grande vantagem iniciar o aprendizado de língua estrangeira na primeira infância, mas ressalta que é importante se atentar à forma como esse novo idioma é ensinado. “Crianças aprendem muito facilmente, mas como estão sendo expostas a uma grande quantidade de informações novas o tempo todo, tendem a ‘apagar’ informações que não são úteis ou que não estão sendo usadas. Por isso, os conteúdos apresentados devem ser trabalhados de forma recorrente, sempre de maneira lúdica e conectada à realidade da criança”, afirma.

Quais os benefícios de se aprender uma língua estrangeira na primeira infância?

Já vimos que começar a estudar um novo idioma quando criança é uma ótima pedida. Confira a seguir, as principais vantagens de iniciar esse aprendizado mais cedo.

Aprendizagem mais rápida

Crianças têm mais tempo livre e mais disposição para aprender. Além disso, um estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), realizado em 2018, aponta que a infância é o período em que ocorre maior fixação dos conceitos de gramática no aprendizado da Língua Inglesa e que as crianças têm mais facilidade de produção e compreensão de sons. “Durante a primeira infância, o sistema fonador ainda está em formação. Nessa fase, o cérebro da criança é como uma esponja que absorve tudo, então, o quanto antes uma criança for estimulada a aprender uma língua estrangeria, mais facilidade ela terá em assimilar esses conhecimentos”, diz o coordenador e professor de Língua Inglesa da Casa Fundamental, Diego Custódio.

Aumento da bagagem cultural

Aprender uma língua estrangeira amplia a visão de mundo das crianças, faz com que elas se expressem de outra forma, entendam o mundo com outro olhar e enxerguem o diferente. E a primeira infância é justamente o período em que meninos e meninas estão mais abertos a novas experiências.

Desenvolvimento cognitivo e interacional

Mas do que aprender a falar um novo idioma, aprender uma língua estrangeira proporciona o desenvolvimento de habilidades cognitivas e interacionais. O estudo de uma segunda (ou terceira) língua estimula o cérebro, desenvolve a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração. Além disso, ajuda a diminuir a timidez, já que estimula a comunicação e o estabelecimento de amizades.  

O que deve ser considerado na hora de escolher qual língua estrangeira a criança deve aprender?

A escolha de uma segunda língua é algo muito particular. É preciso levar em consideração os interesses familiares e objetivos pretendidos com essa segunda língua. A Língua Inglesa é a mais usada academicamente e economicamente ao redor do mundo, o que faz com que mais pessoas escolham aprender esse idioma.  

Como é o ensino de língua estrangeira na Casa Fundamental?

Na Casa Fundamental, trabalhamos com a imersão em Língua Inglesa. São criadas oportunidades no dia a dia das crianças para que elas possam vivenciar o idioma de forma natural dentro e fora da sala de aula, na hora do lanche, em momentos livres e de recreação. Os alunos de todos os anos têm uma carga horária de cinco horas semanais focadas no ensino da língua. O trabalho com a gramática está presente para dar apoio às reflexões sobre os textos. “A língua é o meio que o aluno usa para adquirir novos conhecimentos. Durante as aulas, as crianças aprendem o idioma para conduzir uma entrevista, desenvolver um projeto, assistir a um vídeo, jogar um jogo e não apenas para fazer uma prova”, afirma Diego Custódio. Além da imersão em Língua Inglesa, a Casa Fundamental também possui aulas de Mandarim no currículo das crianças dos anos finais do Ensino Fundamental. De acordo com o coordenador, a escolha de introduzir o Mandarim na grade curricular da escola se deu com o intuito de apresentar aos alunos um sistema linguístico totalmente diferente daquele que eles já estão habituados. “Dessa forma, trabalhamos a plasticidade cerebral, desenvolvendo outras habilidades e o raciocínio”, diz.   Agora que você já sabe que quanto antes a criança começar a aprender uma língua estrangeira mais benefícios ela terá em sua formação, entre em contato com a gente para saber mais sobre a nossa proposta de imersão em Língua Inglesa e nossas aulas de Mandarim.

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