Como funcionam os programas Before e After School na Casa Fundamental

Compostos por ações e recursos pedagógicos ideais para cada faixa etária, os programas de tempo estendido constituem-se como instâncias de aprendizagem instigantes e prazerosas para as crianças A quantidade de horas que as crianças devem passar, por dia, na escola é um tema cada vez mais discutido e levado em conta por pais e responsáveis na hora de escolher a instituição de ensino ideal para os filhos. Já vimos aqui que o ensino em tempo integral é um modelo que traz muitas vantagens quando desenvolvido da maneira correta. Hoje, vamos falar sobre os programas Before e After School, muito comuns nas escolas dos Estados Unidos e oferecidos pela Casa Fundamental.

Quantas horas a criança deve ficar na escola?

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece que, na Educação Básica, as escolas devem oferecer uma jornada de, no mínimo, quatro horas diárias para o turno parcial e de sete horas para a jornada integral. De acordo com a diretora de Inovação em Processos de Aprendizagem e cofundadora da Casa Fundamental, Maria Carolina Mariano, o período de quatro horas ou quatro horas e meia, presente na grande maioria das escolas do Brasil, é insuficiente para trabalhar um currículo ideal para as crianças no contexto de uma experiência educacional na contemporaneidade, conectado com a realidade do mundo. “Este tempo é muito pouco para trabalhar minimamente as Bases Nacionais Curriculares, isto é, o mínimo de currículo ligado às habilidades e competências que toda escola precisa desenvolver no Brasil”, avalia. Por isso, na Casa Fundamental a jornada escolar é estendida e vai além do exigido pela legislação. Além das atividades que compõem o período de trabalho regular, a instituição oferece aos alunos a ampliação do tempo escolar nos programas Before School e After School. Mas, afinal, como funcionam esses programas e quais as vantagens oferecem aos estudantes?

Qual a diferença entre contraturno, período integral e Before/After School?

Antes de falarmos sobre como funciona o modelo de Before e After School, é importante esclarecer alguns equívocos sobre o conceito que muitas pessoas têm de educação em tempo integral e contraturno escolar. Quando falamos em escola de período integral, no Brasil, há uma compreensão do senso comum daquela lógica de escolas que possuem contraturno, ou seja, oferecem uma complementação da jornada escolar para suprir ou se ajustar à rotina de trabalho dos pais. Nessas escolas, metade do período é de recreação, com atividades sem intencionalidade pedagógica clara, voltada apenas para passar o tempo da criança. “Há casos em que a criança está na escola com o tempo pouco qualificado, assistindo desenhos ou fazendo atividades sem consciência, que não levam ao desenvolvimento de determinadas habilidades e competências. Nas que oferecem atividades, muitas vezes, as práticas não possuem relação entre si, não compõem um currículo, são apenas práticas pontuais”, diz Maria Carolina Mariano. Já a escola em período integral é sustentada por três pilares: tempo, espaço e currículo, que devem ser organizados com o objetivo de criar mais possibilidade de desenvolvimento para os estudantes.

O que é Before e After School?

Muito comum nos Estados Unidos, os programas chamados, lá, de After School surgiram no início do século XX com o objetivo de supervisionar os alunos e garantir seu bom comportamento após o horário escolar. Atualmente, os programas têm objetivos muito mais amplos e oferecem uma formação mais completa e orientada por profissionais. Assim, meninos e meninas são estimulados a desenvolver liderança e habilidades sociais ao participar de práticas organizadas, como esportes, artes plásticas, educação financeira etc. Uma pesquisa realizada pela Afterschool Alliance, organização apartidária e sem fins lucrativos dos Estados Unidos em prol de programas pós-escolares, mostrou que 89% dos pais estão satisfeitos com o After School, acreditam que esses programas oferecem uma ampla gama de atividades e enriquecem as oportunidades de aprendizado de seus filhos.

Como funciona o Before e After School na Casa Fundamental

A jornada escolar na Casa Fundamental é de oito horas diárias, das 9h às 17h, o que chamamos de tempo estendido. Nessas oito horas, é possível trabalhar o currículo com metodologias tradicionais (conhecidas como instrucionista), e empregar, também, linhas mais progressistas em metodologias ativas de aprendizado. Dessa forma, além das atividades que compõe o período de trabalho regular, os alunos participam dos programas Before School e After School. De acordo com Maria Carolina Mariano, toda experiência dos alunos é focada no desenvolvimento educacional e construída durante essas oito horas em que estão na escola, assim como ocorre nos currículos de outros países. “Não classificamos a jornada antes e depois do horário regular como um período extra da manhã ou da tarde. Também não classificamos tempo regular ou estendido sendo um mais importante ou menos importante que o outro. Acreditamos nesse período de oito horas como um tempo ideal na educação”, afirma a diretora de Inovação em Processos de Aprendizagem e cofundadora da Casa Fundamental.

Conheça as principais características do modelo de tempo estendido da Casa Fundamental

A partir do momento em que as crianças entram na Casa Fundamental, têm uma experiência qualificada de aprendizagem. Em nossa proposta pedagógica todos os momentos (inclusive os de refeições e de descanso), são para aprendizado. Para isso, nos valemos do construcionismo. Acreditamos que as crianças aprendem mais e melhor quando elas constroem ativamente algo que elas possam compartilhar. Sendo assim, durante todo o tempo em que nossos alunos estão na escola, eles possuem oportunidade e liberdade para o processo criativo, para a construção, para o fazer com as mãos e são incentivados a despertarem o interesse de desenvolver e compartilhar projetos próprios. Maria Carolina Mariano cita como exemplo desse aprendizado em todos os espaços e momentos uma coleção de ecobags criada por duas alunas de forma autônoma, ou seja, sem ligação com nenhuma disciplina “Isso foi possível porque todo o espaço da escola é para a construção de aprendizagem para que os alunos manifestem sua essência”, diz. Ela conta que um dos desenhos das alunas a lembrou da capa de um dos discos de Milton Nascimento, chamado Minas. “Mostrei para elas o álbum e, dias depois, fui presenteada com uma ecobag inspirada em nossa conversa.” Veja a seguir os  eixos norteadores dos programas Before School e After School da Casa Fundamental.

1- Leitura e Linguagens

Propostas de atividades criativas baseadas em textos literários e obras audiovisuais.

2- Vida, Corpo e Movimento

Oferecimento de aulas de yoga, capoeira, circo e expressão corporal.

3- Cidadania, Sustentabilidade e Criatividade

Propostas de atividades, recursos tecnológicos e jogos cooperativos onde são trabalhados os temas: Sustentabilidade, Empreendedorismo e Empreendedorismo Social, Criatividade e Cidadania.

Quais as vantagens do tempo estendido para o desenvolvimento das crianças?

Vimos que o trabalho realizado em um tempo maior e com mais qualidade permite desenvolver com as crianças um currículo diferenciado. Assim, seu desenvolvimento cognitivo, seu repertório e suas competências socioemocionais são potencializados. Mas as vantagens do programa Before School e After School vão além. Do ponto de vista emocional, as crianças passam a se relacionar com seus pares (de mesma idade e mesmos conflitos) e, também, se beneficiam com as interações com os professores e os funcionários fora da rotina das paredes da sala de aula ou dos momentos de carteira e quadro. “A partir da nossa experiência empírica cotidiana e do feedback das famílias de nossos alunos, percebemos que esse tempo de qualidade proporciona às crianças suporte na perspectiva emocional. Vemos que o convívio é muito necessário, sobretudo em nosso contexto atual em que há menos convivência com primos e vizinhos”, afirma a diretora de Inovação em Processos de Aprendizagem e cofundadora da Casa Fundamental. Maria Carolina Mariano aponta, ainda, que durante a jornada de oito horas, os alunos da escola se beneficiam, também, de outros estímulos, para que não fiquem tanto tempo expostos a telas, ainda que elas devam ter espaço na vida de todos, já que são inerentes ao nosso tempo. “Aqui as crianças enxergam a tecnologia do movimento, de brincar com o corpo, do criar com cerâmica e marcenaria, a tecnologia do afeto e das relações”, diz. E você, o que acha da jornada escolar em tempo estendido? Já conhecia os programas Before School e After School? Conte pra gente nos comentários.

Veja também:

Alfabetização ambiental: por que é tão importante trabalhar este tema na escola
Qual a importância da Educação Física na primeira infância?
Qual a importância da Educação Física na primeira infância?
Evento educativo promove discussões sobre cultura maker e preservação do oceano