Mais que falar um novo idioma, aprender uma ou mais línguas estrangeiras amplia a bagagem cultural e desenvolve habilidades cognitivas e interacionais das crianças
Quando o assunto é aprender uma língua estrangeira, o recomendado é: quanto mais cedo começar a estudar, melhor. Por isso, cada vez mais o ensino de um novo idioma vem sendo oferecido para as crianças desde a primeira infância. Mas quais são as vantagens de começar tão cedo? Quais as particularidades do ensino de língua estrangeira na primeira infância do ponto de vista pedagógico? E o que considerar na hora de escolher o idioma a ser estudado? Continue a leitura e confira a resposta para essas perguntas.
Em um mundo globalizado e cada vez mais conectado, falar uma língua estrangeira vem se tornando fundamental. Seja para conseguir um trabalho, ganhar um salário maior, fazer uma viagem ou mesmo para se desenvolver pessoal e culturalmente. Conhecer outros idiomas é, definitivamente, algo que abre portas. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quando começar esse aprendizado.
Cada etapa da vida apresenta vantagens e desvantagens no aprendizado de um novo idioma. Sendo assim, não existe uma idade considerada ideal para iniciar o aprendizado de um novo idioma, o que precisa ser considerado são os benefícios e os obstáculos que serão encontrados em cada período para avaliar o que é melhor para cada um. Sabemos, por exemplo, que crianças aprendem mais facilmente e que após os 17 anos essa tarefa fica um pouco mais difícil, então o quanto antes uma criança for estimulada a aprender uma língua estrangeira, mais fácil será para ela assimilar esses conhecimentos.
O coordenador e professor de Língua Inglesa da Casa Fundamental, Diego Custódio, considera uma grande vantagem iniciar o aprendizado de língua estrangeira na primeira infância, mas ressalta que é importante se atentar à forma como esse novo idioma é ensinado. “Crianças aprendem muito facilmente, mas como estão sendo expostas a uma grande quantidade de informações novas o tempo todo, tendem a ‘apagar’ informações que não são úteis ou que não estão sendo usadas. Por isso, os conteúdos apresentados devem ser trabalhados de forma recorrente, sempre de maneira lúdica e conectada à realidade da criança”, afirma.
Já vimos que começar a estudar um novo idioma quando criança é uma ótima pedida. Confira a seguir, as principais vantagens de iniciar esse aprendizado mais cedo.
Crianças têm mais tempo livre e mais disposição para aprender. Além disso, um estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT), realizado em 2018, aponta que a infância é o período em que ocorre maior fixação dos conceitos de gramática no aprendizado da Língua Inglesa e que as crianças têm mais facilidade de produção e compreensão de sons. “Durante a primeira infância, o sistema fonador ainda está em formação. Nessa fase, o cérebro da criança é como uma esponja que absorve tudo, então, o quanto antes uma criança for estimulada a aprender uma língua estrangeria, mais facilidade ela terá em assimilar esses conhecimentos”, diz o coordenador e professor de Língua Inglesa da Casa Fundamental, Diego Custódio.
Aprender uma língua estrangeira amplia a visão de mundo das crianças, faz com que elas se expressem de outra forma, entendam o mundo com outro olhar e enxerguem o diferente. E a primeira infância é justamente o período em que meninos e meninas estão mais abertos a novas experiências.
Mas do que aprender a falar um novo idioma, aprender uma língua estrangeira proporciona o desenvolvimento de habilidades cognitivas e interacionais. O estudo de uma segunda (ou terceira) língua estimula o cérebro, desenvolve a criatividade, o raciocínio e a capacidade de concentração. Além disso, ajuda a diminuir a timidez, já que estimula a comunicação e o estabelecimento de amizades.
A escolha de uma segunda língua é algo muito particular. É preciso levar em consideração os interesses familiares e objetivos pretendidos com essa segunda língua. A Língua Inglesa é a mais usada academicamente e economicamente ao redor do mundo, o que faz com que mais pessoas escolham aprender esse idioma.
Na Casa Fundamental, trabalhamos com a imersão em Língua Inglesa. São criadas oportunidades no dia a dia das crianças para que elas possam vivenciar o idioma de forma natural dentro e fora da sala de aula, na hora do lanche, em momentos livres e de recreação. Os alunos de todos os anos têm uma carga horária de cinco horas semanais focadas no ensino da língua. O trabalho com a gramática está presente para dar apoio às reflexões sobre os textos. “A língua é o meio que o aluno usa para adquirir novos conhecimentos. Durante as aulas, as crianças aprendem o idioma para conduzir uma entrevista, desenvolver um projeto, assistir a um vídeo, jogar um jogo e não apenas para fazer uma prova”, afirma Diego Custódio.
Além da imersão em Língua Inglesa, a Casa Fundamental também possui aulas de Mandarim no currículo das crianças dos anos finais do Ensino Fundamental. De acordo com o coordenador, a escolha de introduzir o Mandarim na grade curricular da escola se deu com o intuito de apresentar aos alunos um sistema linguístico totalmente diferente daquele que eles já estão habituados. “Dessa forma, trabalhamos a plasticidade cerebral, desenvolvendo outras habilidades e o raciocínio”, diz.
Agora que você já sabe que quanto antes a criança começar a aprender uma língua estrangeira mais benefícios ela terá em sua formação, entre em contato com a gente para saber mais sobre a nossa proposta de imersão em Língua Inglesa e nossas aulas de Mandarim.
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